Placas para cultura microbiológica2018-11-13T22:52:45+00:00

Placas para cultura microbiológica

Programas de cultura microbiológica estão sendo implantados em rebanhos leiteiros para o tratamento direcionado e/ou seletivo de infecções intramamárias. A disponibilidade de resultados rápidos de cultura na fazenda (<24 horas) permite aos produtores de leite tomar decisões estratégicas de tratamento, o que pode resultar na redução do uso de antimicrobianos sem afetar a eficiência dos tratamentos.

O Laboratório Qualileite oferece aos seus clientes quatro meios de cultura em placas de Petri, os quais podem ser utilizados para identificação de agentes causadores de mastite em rebanhos leiteiros ou para uso em laboratórios especializados de microbiologia:

  • Placas com Agar sangue – meio de cultura não seletivo utilizado para o crescimento de microrganismos aeróbios não fastidiosos.
  • Placas com Agar MacConkey – meio de cultura seletivo, destinado para a detecção, isolamento e contagem de bactérias Gram-negativas, especialmente coliformes.
  • Placas para o teste de CAMP – O teste de CAMP é usado para diferenciar bactérias do gênero Streptococcus com base nos padrões de hemólise bacteriana. Este teste permite diferenciar Strep. agalactiae de outras espécies de Streptococcus causadoras de mastite, tais como Strep. dysgalactiae e Strep. uberis.
  • Placas bi-partidas compostas pelos meios Agar sangue e Agar MacConkey – Esta placa é frequentemente usada em programas de cultura na fazenda. É constituída por dois meios de cultura que possibilitam a diferenciação entre bactérias Gram-positivas (crescimento apenas em Agar sangue) de bactérias Gram-negativas (crescimento em ambos os meios).

Os pedidos para compra de placas podem ser realizados por telefone ou acessando a área cliente.

VOLTAR
FAÇA UM ORÇAMENTO