Identificação de isolados bacterianos em meios de cultura
O Laboratório Qualileite oferece o serviço de identificação microbiológica de isolados com crescimento em placas de Petri nas seguintes situações:
- Identificação de bactérias causadoras de mastite isoladas em meios utilizados para cultura microbiológica na fazenda (ex., biplacas com meios Agar sangue/Agar MacConkey).
- Identificação de agentes infecciosos causadores de doenças em outras espécies animais com crescimento nos meios indicados para cada enfermidade.
Os isolados serão analisados pela técnica de MALDI-TOF MS e os resultados microbiológicos serão enviados ao cliente em até 24 após o recebimento das amostras no laboratório.
Recomendações para envio de isolados em placas de Petri
- As placas só poderão ser encaminhadas se o cliente estiver cadastrado em nosso sistema. Cadastre-se aqui.
- Após cadastrado, o cliente poderá preencher e imprimir o formulário online para envio de isolados em placas de Petri.
- Serão analisadas amostras provenientes de culturas frescas ou mantidas refrigeradas (~7ºC) em período inferior a 10 dias.
- Se houver mais de um isolado a ser analisado por placa, os mesmos deverão estar registrados na mesma sequência do formulário online.
- Para envio ao Laboratório Qualileite, as placas deverão ser embaladas em papel filme PVC e colocadas dentro de saco plástico. As placas embaladas deverão ser acondicionadas em uma caixa isotérmica com gelo reciclável de modo que o meio de cultura (Agar) esteja voltado para cima (tampa para baixo). Além disso, as placas deverão ser organizadas de modo a não se movimentarem dentro da caixa térmica durante o transporte. Por exemplo, os espaços vazios podem ser preenchidos com jornal ou plástico-bolha).
- A ficha impressa de cadastro das amostras deverá ser enviada juntamente com a embalagem.
- Enviar as amostras por Sedex 10 ou por transportadora que garanta a entrega do material em até 3 dias úteis.