Cultura microbiológica de amostras de cama2018-11-13T22:51:50+00:00

Cultura microbiológica de amostras de cama

O material utilizado como cama em sistemas de confinamento de vacas leiteiras (ex., compost barns e free-stalls) pode servir como reservatório de patógenos causadores de mastite. Estudos demonstram que camas com altas contagens bacterianas aumentam o risco de infecções intramamárias em vacas leiteiras. A disponibilidade de dados referentes à carga bacteriana do material utilizado como cama em sistemas de alojamento pode auxiliar no direcionamento de estratégias de controle e prevenção de mastite em rebanhos leiteiros.

Para atender essa necessidade, o laboratório Qualileite oferece o serviço de contagem bacteriana total e ou diferencial. A contagem bacteriana diferencial possibilita a avaliação da carga microbiana da amostra de cama de acordo com os seguintes grupos bacterianos:

  • Estafilococos
  • Estreptococos
  • Coliformes

Recomendações para a coleta e envio de amostras de cama

  1. As amostras de cama só poderão ser encaminhadas se o cliente estiver cadastrado em nosso sistema. Cadastre-se aqui.
  2. Após cadastrado, o cliente poderá preencher e imprimir o formulário online para envio de amostras de cama.
  3. Aproximadamente 300 gramas de material de cama devem ser coletadas em sacos plásticos estéril. A amostra deve ser mantida refrigerada ou congelada até o envio ao laboratório.
  4. Serão analisadas amostras de cama orgânica (ex., serragem ou maravalha) ou inorgânica (ex., areia). Além disso, serão analisadas amostras frescas (recém-coletadas) ou congeladas por período inferior a 10 dias.
  5. As amostras a serem analisadas deverão estar registradas na mesma sequência do formulário online.
  6. Cabe ao cliente especificar no formulário o tipo de análise solicitada (ex,, contagem bacteriana total, diferencial ou ambas).
  7. Para envio ao Laboratório Qualileite, as amostras de cama deverão ser acondicionadas em caixa isotérmica com gelo reciclável. Além disso, as amostras deverão ser organizadas de modo a não se movimentarem dentro da embalagem durante o transporte (ex., preencher espaços vazios com jornal ou plástico-bolha).
  8. A ficha impressa de cadastro das amostras deverá ser enviada juntamente com a embalagem.
  9. Enviar as amostras por Sedex 10 ou por transportadora que garanta a entrega do material em até 3 dias úteis.
VOLTAR
FAÇA UM ORÇAMENTO